sexta-feira, 8 de setembro de 2017

De volta aos 15

Peguei esse livro por acaso na biblioteca da faculdade e não me arrependi! Eu achava que era um livro de crônicas, então como prefiro romances, não tinha interesse em lê-lo, mas resolvi experimentar. Gente, que livro legal! Eu gostei tanto da história que li em poucos dias e já não via a hora de ler a continuação.

Pensei que o segundo livro dessa trilogia não fosse ter na biblioteca mas me surpreendi mais uma vez quando encontrei ele lá essa segunda feira. Mas desse livro eu falo em outra postagem.
Vamos ao De volta aos 15!
Bruna Vieira conta a história de Anita, uma moça de 30 anos cuja vida está uma bagunça. Seu emprego é uma droga, seus relacionamentos não dão certo, seu melhor amigo está do outro lado do mundo, e pra completar tudo, ela estraga a festa de casamento de sua irmã por tentar defender a prima do marido (que ela pensou estar supostamente agredindo-a em casa).
No entanto, quando as coisas não parecem mais poder piorar, Anita descobre seu antigo blog, o qual ela começou a escrever aos 15 anos, mas depois desistiu. Ao abrir o blog, sua vida vira de ponta cabeça e ela volta ao tempo que tinha 15 anos. Lá, conforme ela toma novas decisões para mudar o passado, acaba mudando o futuro (ou presente, sei lá) e muitas vezes complica as coisas mais ainda.
Agora Anita tem a oportunidade de tomar as decisões que deveria ter tomado no passado, enxergar os erros que cometeu no futuro e tentar concertar as coisas. Por mais que isso pareça ser o sonho de qualquer um (poder voltar atrás e reviver as coisas com o elas deveriam ter sido), ela logo vai perceber que as viagens no tempo e suas consequências em sua vida são mais complicadas do que podem parecer...
A história é muito bem contada, com uma trama que nos faz nos identificarmos com a personagem e com as situações conflitantes de sua vida. O livro também nos faz refletir sobre as decisões que tomamos a cada momento, a forma como elas podem impactar nossas vidas e nos fazer arrepender depois. Além disso, nos mostra os diferentes caminhos que poderíamos seguir através de diferentes "vidas" alternativas ou universos paralelos. Isso é muito interessante e algo em que eu já havia pensado antes... Como poderia ter sido se eu tivesse feito isso ao invés daquilo? Será que eu seria mais feliz hoje?
Bom, há muito romance também. Mas é claro que isso não podia ficar de fora em um livro que eu gosto né! Hahaha!
Agora que já li os dois livros dessa trilogia, estou esperando ansiosamente pelo lançamento do terceiro e último! Espero que não demore muito porque estou muito curiosa para saber o final!

Nenhum comentário:

Postar um comentário